terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Começam os trabalhos na Câmara Municipal de Bequimão/MA: a população precisa participar

Na sexta-feira passada, 15/02/13, foi realizada a sessão de abertura dos trabalhos do primeiro semestre de 2013 da Câmara de Bequimão/MA. Nesta primeira sessão, segundo o regimento interno da Câmara, seriam realizadas as eleições das comissões permanentes; no entanto, em virtude da ausência de dois vereadores, Doutor e Robson Cheira, a Presidenta da Câmara, Vereadora França, adiou as eleições para a próxima sessão que será realizada dia 22/02/2013, próxima sexta-feira.

Com a retirada das eleições das comissões permanentes da pauta da ordem do dia, a presidenta da Câmara informou ao plenário que, a partir de então, o tema estaria livre para que fosse tratado de assuntos diversos.  Assim sendo, abordei, neste primeiro momento, algumas questões que no meu entendimento deveriam ser tratada para que os demais vereadores tivessem conhecimento.

O primeiro assunto que comentei foi o fato da Prefeitura Municipal não ter realizado o devido pagamento, a uma parcela dos servidores do município, dos salários referentes ao mês de Janeiro/2013, solicitando que o Prefeito Zé Martins faça o pagamento do vencimento dos servidores o mais rápido possível.

Relatei também a situação de abandono do Posto de Saúde do povoado Mojó e da Unidade Básica de Saúde do Povoado Jacioca que não estão em pleno funcionamento até a presente data, requerendo que o Prefeito tome as medidas necessárias para que ambos os estabelecimentos de saúde funcionem adequadamente.

Falei, ainda sobre a necessidade dos vereadores se unirem para que o Poder Legislativo se fortaleça e, verdadeiramente, seja um Poder independente com autonomia administrativa e financeira, de forma que todos os legisladores tenham plenas condições, principalmente estruturais, de defender os interesses da população de Bequimão/MA.

Galeria da Câmara de Bequimão vazia
Todavia, o que mais me chamou atenção ao participar da primeira sessão como vereador foi ausência da população nas dependências da Câmara. A galeria estava vazia!

É verdade que todos os cidadãos do nosso município têm suas ocupações e não dá para estar presente em todas as sessões. Mais é importante e necessário que tenhamos cidadãos dispostos a participarem da administração do nosso município, dispostos a fiscalizarem as ações do Prefeito e dos Vereadores. Não basta apenas votar e elegê-los; é ainda mais importante acompanhá-los no decorrer dos seus mandatos, saber quais suas ações, se estão cumprindo com o que prometeram e etc.

Fica a dica: vamos participar das sessões na Câmara e buscar informações sobre as ações do Prefeito.  As sessões ordinárias da Câmara acontecem sempre nas sextas-feiras, no horário de 09h30min a 12h00min. Compareçam! O povo será sempre bem-vindo em sua casa.

Um comentário:

  1. Boa tarde, bom ver que existem politicos que se preocupam com o bem-estar da população. Importante é também fazer com essa mesma população saiba e discuta esses assuntos, e que as notícias veiculadas através do blog estejam disponíveis por meio de panfletos, uma vez que a maioria da população do Maranhão ainda não possui acesso a Internet. Parabéns pela iniciativa do blog, e continue por esse caminho.

    Frank Guerra

    ResponderExcluir