segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Vereador Elanderson cobra da Prefeitura de Bequimão/MA conclusão da Reforma da Ponte e desobstrução do leito do Rio do Jacioca.

Na quinta-feira passada, dia 05 de novembro, encaminhei dois ofícios, um direcionado ao prefeito Zé Martins (PMDB) e outro direcionado à secretaria de meio ambiente, solicitando urgentemente a conclusão da reforma da ponte e a desobstrução do leito do Rio do Jacioca. 

Ofício n° 02/2014 encaminhado ao Prefeito Zé Martins
Ofício n° 03/2014 encaminhado à Sec. de Meio Ambiente
Iniciada por volta da segunda quinzena do mês de setembro do corrente ano, a reforma da ponte sobre o Rio do Jacioca, mais conhecido pelos moradores locais como Rio de Feliciano, a até a presente data ainda não foi concluída. E há algumas semanas os trabalhos estão parados.
 
"Estrutura" da ponte sobre o Rio do Jacioca 
A não conclusão da reforma da referida ponte sujeitou a empresa contratada pela prefeitura de Bequimão/MA para recuperar a estada vicinal que liga Jacioca/Mojó/Vila do Meio efetuar a obstrução (entulhamento/tapagem) de um trecho do leito do Rio de Feliciano para que seus veículos (caçambas e motoniveladora) pudessem transitar pela localidade.
 
 






 
Entretanto, a tapagem do Rio está provocando grandes prejuízos aos moradores locais (pescadores e trabalhadores rurais) e, principalmente, ao meio ambiente, pois tal ação tem afetado negativamente todo ecossistema em que o Rio está inserido.

As conseqüências negativas dessa ação conjunta realizada pela Prefeitura e empresa contratada já estão sendo presenciadas de perto pela comunidade. Muitas famílias que ainda se utilizam da água do rio para suprir suas necessidades domésticas, como por exemplo lavar, estão prejudicadas. Além disso, já ocorreu a morte de vários peixes e foi, também, agravada a dificuldade de acesso a água para os animais bovinos, caprinos, ovinos e suínos criados pela comunidade.
 
Espero que no menor espaço de tempo possível a prefeitura possa solucionar essa crítica situação que hoje existe no Povoado Jacioca, que a pesar de ter sido apresentada e cobrada por mim por meio dos ofícios encaminhados é um anseio de toda comunidade.

Informo que até o dia de hoje, 10/11/2014, nenhuma equipe da prefeitura compareceu na localidade para retomar os trabalhos de conclusão da ponte e de desobstrução do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário